A CDL Juiz de Fora tem a solução ideal para proteger os condomínios da inadimplência

A inadimplência e o fluxo de caixa apertado estão entre as principais dificuldades que síndicos e administradoras enfrentam na gestão condominial. Superar essas dificuldades é parte de uma boa gestão e essencial para a saúde financeira de qualquer condomínio.

Muitos condomínios vêm enfrentando dificuldades financeiras devido à inadimplência. Entretanto, a lei prevê que esses débitos possam ser apontados no cadastro negativo do SPC Brasil, o que contribui e muito para a recuperação desses valores de forma mais rápida.

A CDL Juiz de Fora tem a solução ideal para proteger contra essas dívidas. O SPC Condomínio é uma nova ferramenta, segura e eficaz para que os síndicos e administradoras diminuam as inadimplências com baixo custo e de forma rápida. Todo o trabalho de notificação do condômino, até chegar à entrada do nome no Serviço de Proteção ao Crédito, é feita pelo SPC Condomínio.

Aí vão algumas dicas para atenuar o problema:

1. Não demore para fazer as cobranças e proponha acordos

O síndico ou a administradora deve acompanhar regularmente a situação financeira do condomínio para saber quem está em dia ou não com o pagamento da taxa condominial. Ao constatar a inadimplência, o gestor deve agir com rapidez para realizar a cobrança da taxa e, assim, garantir o seu pagamento ou a negociação da dívida, evitando ações judiciais que gerem ainda mais despesas ao condomínio.

2. Notifique os condôminos sobre a data de vencimento do pagamento da taxa condominial

Alguns casos de inadimplência acontecem pelos condôminos simplesmente esquecerem de efetuar o pagamento da taxa na data de vencimento ou por não terem acesso ao boleto impresso na hora. Para evitar esquecimentos, com auxílio de um sistema de gestão para condomínios, é possível notificar via e-mail ou SMS os moradores sobre a data de vencimento para evitar esquecimentos

3. Disponibilize de forma prática aos condôminos o boleto para pagamento da taxa condominial

Promover o acesso à segunda via de boletos de forma facilitada, dando autonomia ao condômino para que ele visualize pelo celular e pague pelo aplicativo do seu banco pode ajudar a evitar atrasos no pagamento da taxa. Outra alternativa viável é permitir o pagamento automático da taxa de condomínio no cartão de crédito. Além de reduzir inadimplência recorrente por esquecimento, essa alternativa facilita o pagamento pois efetua o débito automático no cartão.

4. Reduza as despesas e invista na valorização do imóvel

Comprovadamente diminuir as despesas condominiais pode acarretar na redução de até 30% a taxa de condomínio. Como consequência, menores taxas são mais fáceis de serem pagas, resultando em menos inadimplência. Por isso, investir em iniciativas que ajudem a reduzir as despesas condominiais é fundamental.

5. Conscientize os moradores da importância de contribuir

Conscientizar os moradores sobre a importância de contribuir com o pagamento da taxa condominial para garantir a manutenção das áreas e instalações do condomínio é uma das estratégias que devem ser adotadas para reduzir a taxa de inadimplência.

Para conseguir engajar e incentivar os moradores no pagamento periódico do condomínio, promover uma gestão transparente e participativa é essencial. Dessa forma, os condôminos fazem parte do dia a dia da gestão e se sentem confortáveis para sugerir alternativas inteligentes para economizar recursos.

6. Quando tudo falha, o SPC Condomínio traz a proteção necessária

Ao filiar-se à CDL/JF, o síndico receberá uma senha de acesso ao nosso sistema, bem como treinamento operacional, fazendo todos os processos on-line de forma prática. Após esse procedimento, automaticamente é encaminhado uma notificação ao devedor, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, informando do registro e dando um prazo de 10 (dez) dias para a quitação e, não sendo quitada a dívida, fica aquele débito inscrito no Cadastro Restritivo, a nível nacional.
rodape social instagram    rodape social facebook    rodape social linkedin

Baixe nosso aplicativo
CDL Descontos

rodape aplicativo android    rodape aplicativo apple

Rua Halfeld, 414 , 3º andar Centro - Juiz de Fora - MG
CEP: 36010-900

rodape phone (32) 3249-2800