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Perder os documentos é uma situação que ninguém gostaria de passar. Se você já perdeu sua carteira, seja por descuido, extravio ou até mesmo por ser vítima de roubo ou furto, sabe a frustração e a série de problemas que isso traz, além do prejuízo financeiro.

A maior de todas as dores de cabeça é, sem dúvidas, o risco de fraude em seu nome. Com seu CPF e RG, além de outros dados que podem ser facilmente fabricados, pessoas mal-intencionadas podem fazer empréstimos em seu nome, compras online com cartões, e outras fraudes.

Como proceder em caso de perda de documentos?

1. Registro de Boletim de Ocorrência

O primeiro passo que você deve fazer no caso de perda, furto, roubo ou extravio de documentos pessoais (RG, CPF. Título de Eleitor, Passaporte, etc), talão de cheques ou cartões de banco é se dirigir a Delegacia de Polícia mais próxima e registrar a ocorrência imediatamente.

Em Juiz de Fora, você pode fazer isso pela internet, através da Delegacia Virtual. No endereço você pode registrar casos em que envolvam perda ou extravio de documentos e objetos pessoais, como: CPF, RG, carteira de trabalho, título de eleitor, cartões de crédito, cheques, relógio, celular, equipamentos eletrônicos e outros.

2. Comunicar os órgãos de proteção ao crédito

Feito o B.O., é importante comunicar os órgãos de proteção ao crédito do ocorrido. Para isso, a CDL Juiz de Fora possui o SPC Alerta. Uma vez cadastrado o alerta no sistema de crédito, caso alguém tente realizar uma operação (compra, abertura de contas, financiamentos, empréstimo) o comerciante que fez a pesquisa pelo nome será informado do bloqueio e de que está diante de fraude.

O procedimento para comunicação de bloqueio de documentos ou cartões é muito simples: basta ir até a CDL com o Boletim de Ocorrência registrado por você.

Empresas podem usar o SPC Alerta para se protegerem

Para ficar mais protegido, você pode monitorar o seu CPF em tempo real. Com o “SPC Avisa”, você encontra a solução para garantir a segurança do seu maior bem: o seu nome.

Essa ferramenta é importante na prevenção de fraudes e constrangimentos. Ao contratá-la, você receberá informações sempre que seu nome for incluído, excluído ou alterado no banco de dados do SPC Brasil. 

3. Solicitar a 2ª via dos documentos pessoais

Após adotados os procedimentos acima, você deverá solicitar nova via do documento pessoal – é a chamada segunda via.

O local onde deve ser solicitada a 2ª via do documento varia de documento para documento.

Seguindo esse passo-a-passo você não tem com o que se preocupar! Acompanhe nosso blog para mais dicas de segurança financeira!

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O avanço da tecnologia traz um valor agregado que é sempre muito importante em todas as áreas dos bens de consumo e serviços: o conforto.

A cada inovação que aparece, consumidores ganham mais opções e mais poder de decisão, tornando a competitividade entre os negócios muito mais acirrada e fazendo com que pequenas coisas sejam o fator decisivo para escolher entre uma empresa ou outra.

Não precisamos pensar muito para ver como esses pequenos confortos influenciam na compra. Temos como alguns exemplos o crescimento do Uber, que com poucos toques e sem a necessidade de carregar dinheiro pode chamar um carro para você em qualquer lugar, sem você nem precisar saber o endereço em que está.

Outro caso de sucesso são os aplicativos de delivery: muito mais cômodos do que carregar panfletos com telefones de restaurantes, várias vezes com valores antigos que já foram reajustados, para depois ficar no telefone e finalmente fazer o pedido.

Nossa maneira de comprar mudou

Essas mudanças, vindas com a tecnologia, obrigam as empresas a se adaptarem. Uma das transformações mais profundas até hoje veio com o cartão de crédito. O “dinheiro de plástico” já dominou o mercado por completo.

Pense e responda: você usa mais o dinheiro vivo ou cartão para pagar suas compras? Caso tenha respondido dinheiro, você faz parte de uma minoria.

De acordo com o Banco Central, em levantamento realizado em julho de 2017, as operações com cartões de crédito atingiram 5,9 bilhões de transações anuais. No caso do cartão de débito, esse número já chega a 6,8 bilhões de operações.

Segundo análise da Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito (Abecs), boa parte desse crescimento tem a ver com a expansão do débito no interior do país nos últimos anos: 58,1% de todo o valor de compras com cartões de débito ocorreram em cidades do Interior, contra 41,9% das capitais.

Os cheques, em compensação, continuam em queda. Em 2016, conforme o Banco Central, ocorreram 879 milhões de operações com cheques, o que representa uma baixa de 14% em relação a 2015. O valor envolvido nas operações com cheques teve queda de 12%.

A máquina de cartão é uma necessidade. Mas qual delas escolher?

  1. Escolha uma máquina de cartão que aceite mais de uma bandeira

Obter uma máquina de cartão de crédito é uma excelente estratégia para aumentar as vendas, como já falamos acima. Mas para isso, é importante escolher uma maquininha que aceite mais de uma bandeira. Isso multiplicará o poder de venda do seu negócio, aumentando ainda mais a cartela de clientes!

  1. Conheça as Taxas da Máquina de Cartão

Ao adquirir a sua máquina, uma das coisas mais importantes são as taxas para seu cartão. As principais taxas são as seguintes (elas podem ter nomes diferentes):

Contrato de fidelidade: Em sua maioria, as empresas cobram um valor fixo pago todo mês para manter a máquina em sua empresa. Mas não pense que são todas, há aquelas que não cobram mensalidade!

Percentual sobre as transações: as empresas aplicam um desconto percentual em todas as transações feitas na máquina de cartão. Quanto maior esse percentual menos lucro para você.

  1. Com fio ou sem fio? Com WI-FI ou sem WI-FI?

Algumas máquinas precisam estar o tempo todo ligadas à energia e ao cabo telefônico. Outras são sem fio, mas precisam de WI-FI para funcionar. Saiba qual é a correta para seu negócio antes de pedir a sua!

  1. Controle financeiro

É muito importante que a sua máquina tenha algum portal ou software que permita a você ter fácil acesso a suas informações financeiras.

  1. Disponibilidade de rede

Essa é uma qualidade essencial para sua máquina. Você já entrou em uma loja e, na hora de pagar, a máquina do vendedor estava sem sinal? Esse tipo de problema é grave, pois gera muito desconforto e insatisfação com o cliente que, além de não levar o produto, ainda corre o risco de não voltar mais em sua loja.

A solução da CDL para os lojistas

Para ajudar na decisão de empresários de toda a Zona da Mata e região, a CDL Juiz de Fora fechou uma parceria com a Bin para trazer as melhores máquinas de cartão do mercado, com as melhores condições para seus associados.

A Bin chegou para facilitar os pagamentos eletrônicos e impulsionar o seu negócio com soluções simples, equipe dedicada e taxas competitivas.

Ela oferece maior facilidade nos pagamentos eletrônicos, tendo como suporte a líder global no segmento, que realiza cerca de R$ 3 trilhões em transações por ano no mundo.

  • A Bin oferece taxas competitivas para pagamento na função crédito, débito e parcelamento, proporcionando uma redução nos seus custos de venda;
  • Com a Bin você também pode receber antecipadamente as vendas com cartão de crédito;
  • Aceita as principais bandeiras do Mercado;
  • Não possui contrato de fidelidade;
  • A empresa não precisa alterar o domicílio bancário.

Quer saber com conseguir a sua? Entre em contato conosco pelo telefone (32) 3249-2800.

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A Câmara de Dirigentes Lojistas de Juiz de Fora (CDL-JF) conclui o ano de 2018 com um balanço positivo de suas ações durante a campanha “Faça as pazes com seu crédito”. Com o objetivo principal de resgatar a receita dos associados, colaborar com a recuperação de crédito dos consumidores e fomentar ainda mais o comércio, a campanha atendeu mais de 900 pessoas, entre os dias, 03 e 10 de dezembro.

De acordo com Caio Gandra, supervisor comercial da CDL, “muitas receitas dos associados, que já eram consideradas como prejuízo, puderam ser recuperadas. Os consumidores tiveram a oportunidade de renegociar suas dívidas com condições especiais e descontos ofertados que variaram entre 10% e 90%, de acordo com política de cada empresa. Esses consumidores puderam ficar adimplentes novamente e agora poderão voltar a consumir, fazer compras e assim impulsionar o comércio” destaca ele.

Ao todo, mais de 50 empresas associadas à CDL participaram da campanha, todas atuantes nos mais diversos setores do comércio, como, por exemplo, prestação de serviço, atacado, varejo, vestuário e financeiro.

Uma delas foi a Caixa Econômica Federal, que contou, inclusive, com um funcionário de plantão no guichê de atendimento da CDL.  Para o gerente de Atendimento e Negócios da Caixa, Tiago Vitor de Lourdes, “com a campanha foi possível ter um maior contato com os clientes que possuem restrições. Além de oferecer alternativas e descontos, a ação é mais uma maneira de demonstrar que a regularização de débitos é possível e importante para ambas as partes”.

Outro parceiro que integrou o “Faça as pazes com seu crédito” foi o Bahamas Card. Segundo Josilene Soares Lopes, uma das administradoras da empresa, a “campanha tem uma repercussão muito importante em Juiz de Fora. Acredito que muitos inadimplentes ficam no aguardo dessa oportunidade para conseguir ter seu nome retirado do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). No nosso caso, por exemplo, aproximadamente 35% dos clientes que estavam nessa situação conseguiram realizar acordos” enfatiza.

A Unimed também participou da campanha e alcançou bons resultados. De acordo com Claudia Gentile, analista de comunicação, “presencialmente na CDL, foram realizados mais de 70 atendimentos. Foram negociações objetivas que nos permitiram conhecer a necessidade de cada cliente. Isso é ótimo para ambas as partes. Parabenizamos a CDL pela iniciativa e o sucesso da campanha” conclui.

Segundo o presidente da CDL, Marcos Casarin, a campanha “foi um sucesso e os objetivos foram alcançados. Conseguimos resultados muito bons e as empresas conseguiram recuperar o esperado! Para 2019, já estamos planejando novas edições da campanha “Faça as pazes com o seu crédito”. Reafirmo aqui, o compromisso incansável da Câmara de Dirigentes Lojistas de Juiz de Fora, em contribuir para que o comércio da cidade cresça cada vez mais forte, juntamente com o sucesso dos associados e o poder de compra dos consumidores” finaliza.

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Dados do Indicador de Recuperação de Crédito feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aponta que em abril houve um aumento de 3% no número de pessoas recuperando o crédito por meio de pagamento integral ou renegociação. O índice é o maior desde outubro de 2015. Para obter os dados foi observado o número de consumidores que estavam registrados como inadimplentes.

Ainda de acordo com o diagnóstico, a região Sudeste é a que mais abaixou o número de inadimplentes (33%), seguido do Nordeste, com 26%, e o Norte, que totalizou 25% das pessoas solucionando suas pendências.

A maior parte, ou seja, 56% das dívidas pagas, é referente a instituições financeiras, como cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e seguros, seguidos de contas de água e luz (23%), crediário ou boletos ligados ao comércio (11%).

Para saber mais dados do Indicador, acesse: bit.ly/2IEqsdP

cdl materia recuperacao credito

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Com 15% a mais de downloads, app conquista novos usuários na cidade

 Comida boa, ambientes autênticos e muita descontração! Esses foram os principais aspectos que permearam os “butecos” da cidade entre os dias 13 de abril e 06 de maio. Em sua oitava edição em Juiz de Fora, o Comida di Buteco movimentou de forma significativa os 20 estabelecimentos inscritos e contabilizou 40% a mais de votos em relação ao ano passado.

E se o assunto é cozinha de raiz, o CDL Descontos & Vantagens não poderia ficar de fora e também comemora os resultados expressivos: só na ocasião do evento, o número de novos usuários saltou em 15%, ou seja, são mais 400 celulares conectados a um mundo exclusivo de ofertas. Isso porque, durante os 24 dias, a equipe da CDL Juiz de Fora percorreu os 15 bares associados apresentando as vantagens do app. Quem baixou o aplicativo na hora, concorreu a vouchers no valor de R$50,00.

“A CDL Juiz de Fora foi uma patrocinadora muito engajada e exerceu um importante papel na divulgação do concurso, no incentivo aos estabelecimentos e na oferta do aplicativo. Isso enriqueceu ainda mais nosso evento. É uma parceria que, sem dúvidas, pretendemos manter nas próximas edições”, salienta o organizador do evento Toninho Simão.

O presidente da CDL Juiz de Fora, Marcos Casarin, ratifica. “A participação no Comida di Buteco reafirma nosso compromisso em fomentar a economia local e estimular a melhoria contínua dos estabelecimentos. São objetivos bem alinhados com o concurso que oportunizaram dias de bons negócios para os empreendedores e momentos prazerosos para o público”.

Este ano, o Bar do Torresmo, localizado no bairro Ipiranga, levou o título de melhor boteco da cidade, com o prato "Moelinha à moda de buteco".

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21 VENDAS DIA DAS MAES

A segunda data em que o varejo mais fatura está chegando – o Dia das Mães. Mais de cem milhões de brasileiros devem presentar suas mães, o que deve injetar quase 20 bilhões de reais nos setores de comércio e serviço. Segundo dados da pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 58% dos entrevistados pretendem dar presentes melhores do que no ano passado, com o desejo também de gastarem mais de R$ 150. Outro número importante é que 53% dos consumidores vão pagar à vista e no dinheiro.

No ranking dos produtos mais procurados estão: roupas (42%), perfumes (36%), calçados (23%) e cosméticos (21%). Para os compradores, a qualidade é o ponto chave para adquirir determinado produto, mesmo que o valor seja um pouco mais elevado. E por que não aliar as compras para o Dia das Mães com diversão? Ainda segundo a pesquisa, os shoppings é a opção em destaque para os consumidores.

Pesquisa de preços é algo levado em conta. Tanto que 80% das pessoas afirmam que já estão pesquisando os melhores valores. Neste cenário, 73% fazem consultas em sites, principalmente o Google, antes de comprarem qualquer produto.

Fonte: https://goo.gl/BiHpwM

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Novo Cadastro Positivo

19 cadastro positivo

Mudanças nas regras devem estimular análise justa e individualizada na concessão de crédito, o que favorece redução do spread bancário

O Cadastro Positivo, ainda pouco conhecido entre os consumidores brasileiros, entrou em evidência nos últimos meses após um Projeto de Lei Parlamentar (PLP 441/2017) propor a inclusão de todos os consumidores que possuem CPF nesse banco de dados.

Entenda as vantagens do novo modelo e esclareça oito dúvidas sobre o assunto:

1 – Todos os consumidores são obrigados a participar e permanecer no Cadastro Positivo?

Não. Embora todos os cidadãos titulares de CPF passem a fazer parte do Cadastro Positivo, os consumidores que quiserem retirar suas informações poderão fazê-lo a qualquer momento, de forma gratuita, e até mesmo por telefone. A principal mudança das novas regras é que o Cadastro Positivo deixa de vigorar sob o modelo opt-in, em que para participar é preciso solicitar adesão voluntária, e passa a funcionar sob o modelo opt-out, pelo qual todos os que têm CPF entram no banco de dados, mas podem solicitar a própria exclusão.

2 – O histórico de pagamento dos consumidores sempre estará visível para as empresas credoras?

Não. Apenas a ‘nota de crédito’ (pontuação que indica o perfil do consumidor baseado em seu histórico de pagamentos) é visualizada no momento da análise de crédito. O detalhamento desse histórico de pagamentos só será acessado pela empresa credora após um pedido expresso de autorização no momento da análise de crédito.

3 – Todas as informações de compras dos consumidores constarão no Cadastro Positivo?

Não. As informações que vão compor a ‘nota de crédito’ são basicamente as informações de pagamento como: quitação das faturas do cartão de crédito, parcelas de empréstimos, financiamentos, compras a prazo e despesas com fornecimento de água, luz, gás, telefone fixo e TV por assinatura. Uma das vantagens desse modelo é que alguém que nunca pegou empréstimo no banco ou não possui cartão de crédito poderá ter seu perfil financeiro identificado pelo mercado, já que outros tipos de contas também são avaliados. Os dados financeiros que aparecerão na consulta do histórico são: valor total das compras realizadas, valor das parcelas, data dos vencimentos, data dos pagamentos e dados cadastrais do consumidor, como nome, CPF, data de nascimento e endereço. Informações sobre o que foi adquirido pelo consumidor e onde ele comprou não são considerados para o Cadastro. Tampouco constarão informações relacionadas à origem social, étnica, política, religiosa e sobre a saúde do consumidor, pois excedem a atuação do sistema financeiro, sendo pouco relevantes para uma análise de crédito.

4 – O Cadastro Positivo prejudica os consumidores?

Não. Com o novo Cadastro Positivo, a avaliação de crédito será mais individualizada e assertiva por parte das empresas, fazendo com que os consumidores sejam avaliados pelo seu histórico de pagamentos, ou seja, pelas contas pagas, e não apenas pelos compromissos que estão atrasados (inadimplentes). Com mais informações sobre o histórico de pagamentos realizados pelos consumidores, o risco das operações de crédito vai diminuir, o que tende a favorecer a queda do spread bancário, que é a diferença entre os juros que as instituições financeiras pagam para captar recursos e o que elas cobram efetivamente de quem emprestam. Como atualmente há escassez de informação, o bom pagador é penalizado pelo consumidor inadimplente, fazendo com que os juros sejam elevados para todos, independentemente do seu comportamento financeiro.

5– O Cadastro Positivo deixa os dados dos consumidores desprotegidos?

Não. A privacidade e o sigilo bancário dos consumidores são mantidos com o Cadastro Positivo. Informações como as movimentações da conta corrente, investimentos e depósito em poupança não serão utilizadas. As empresas nem mesmo terão acesso a essas informações.

Qualquer infração, como vazamento de informações ou uso indevido dos dados para finalidades que não sejam a análise de crédito, estão sujeitas às sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor e na Lei de Sigilo Bancário.

6– Bancos e empresas vão consultar o histórico de pagamentos do consumidor sem o seu consentimento?

Não. Somente as informações sobre a ‘nota de crédito’ serão acessadas pelas empresas nas quais o consumidor busca crédito, e não de forma aleatória por qualquer empresa. A abertura do histórico de pagamentos ainda necessita da autorização expressa do cliente e também só será acessada pela empresa em que o consumidor tenta obter crédito.

7– Dados de redes sociais serão armazenados e compartilhados no Cadastro Positivo?

Não. O Cadastro Positivo contempla e consolida apenas as informações sobre pagamentos dos consumidores e não informações de teor comportamental colhidas em redes sociais.

8– O Cadastro Positivo vai beneficiar os grandes bancos?

Não. O Cadastro Positivo será uma medida pró-concorrencial, pois vai descentralizar as informações de crédito dos grandes bancos. Atualmente, essas instituições financeiras já possuem informações sobre o perfil de pagamento dos clientes com os quais mantêm relacionamento, mas esses dados ficam restritos a essas empresas. Com o Cadastro Positivo, outros players, como fintechs, instituições financeiras de menor porte, cooperativas de crédito e empresas do varejo terão condições de conhecer seus clientes além dos apontamentos de inadimplência, fato que aumenta a competição na oferta de crédito no mercado e, consequentemente, favorece a redução das taxas de juros.

FONTE: https://goo.gl/2dckHS

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Promissora parceria

 

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Seg Rastreadores, em parceria com a CDL/JF, lança APP que promete movimentar a economia de JF

Em maio, A Seg Rastreadores, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Juiz de Fora (CDL/JF), lança o Seg Taxi, aplicativo que promete movimentar a economia da cidade com segurança, legalidade e funcionalidades que vão além da simples corrida para pegar um táxi. “É uma ferramenta inovadora, que vai contribuir muito para alavancar negócios, fidelizar clientes e atrair turistas. Algo que não há similar no país”, garante o empresário Christian Souza, à frente da novidade.

A proposta foi apresentada em primeira mão ao presidente da CDL/JF, Marcos Casarin, com a presença dos representantes do sindicato e associação dos taxistas, Aparecido Fagundes, Amarildo Correa e José Paulo Moreira. O que chamou mais atenção de todos foi a arquitetura do aplicativo, que além de descontos e fidelização dos consumidores, pode integrar ações para atrair turistas, informações de comércio e eventos, e o mais importante: compor com outros aplicativos que tenham o mesmo objetivo, como o APP CDL Descontos & Vantagens. “Nossa meta é sempre fomentar negócios, de forma transparente, ética e com benefícios concretos para os empresários da nossa cidade e seus clientes. Por isso, não medimos esforços para criar ambiente e situações propícios para inovação, que reflitam sempre em bons negócios”, finaliza Casarin.

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