Uma marcante experiência em NY

Post 15 NBR BIG SHOW

Tradicional e maior evento do varejo mundial reforça a necessidade de unir tecnologia a um atendimento de excelência para entregar o que o cliente mais procura: uma experiência inesquecível.

Um recorde de público. Ao todo, mais de 35 mil pessoas participaram do maior evento do varejo mundial, promovido pela National Retail Federation (NRF). A 107ª edição da NRF Big Show aconteceu  em janeiro, em Nova Iorque. Foram três dias intensos de muito conteúdo, palestras, exposição, networking e compartilhamento das últimas novidades tecnológicas para o setor. Ao todo, mais de 18 mil varejistas e participantes de 95 países diferentes engrandeceram o já tradicional encontro.

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) marcou presença levando uma comitiva formada por mais de 100 integrantes, e a CDL/JF esteve presente no evento. Os empresários conheceram de perto as novidades e tendências do varejo mundial e trouxeram pra casa uma bagagem cheia de aprendizado.

Ao abrir os trabalhos, o presidente da CNDL, José César da Costa destacou a importância da NRF para o varejo brasileiro. “Daqui a gente sai com grandes ideias que podem ser implementadas no Brasil. Assim será possível construirmos um varejo cada vez mais forte e melhor”, ressaltou José César.

O evento trouxe lições sobre como as empresas do varejo estão se transformando na era digital. Para o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro, a participação na NRF traz novo fôlego para os empresários e é possível ver, na prática, a importância do mundo digital estar presente dentro das empresas. “Estar no mundo digital hoje não significa ter um e-commerce, mas integrar os dois processos – físico e eletrônico – e um ser complementar ao outro”, destacou.

Com uma programação abrangente, a NRF Big Show promove muitas atividades simultâneas.A agenda da comitiva da CNDL foi guiada pela HSM Educação Executiva. A abordagem de destaque deste ano é voltada para a economia da experiência. “Acreditamos que o varejo daqui pra frente é voltado para o cliente. O varejo é serviço e precisa criar uma experiência significativa e única”, afirmou o professor da HSM Luis Lobão.

Experiência
Mas o que significa essa experiência? Para esclarecer, o professor Lobão define a experiência de compra com base em três pilares: jornada do cliente, sensações e transformação. A jornada do cliente é tudo o que integra o caminho percorrido pelo consumidor, desde a escolha da loja ou do produto até a finalização da compra.

Para uma experiência bem sucedida, a jornada deve ser marcada pela ausência de atrito. “A ausência de atrito significa entregar ao cliente o que ele espera receber. Por exemplo, eu vou em uma loja e espero encontrar o produto que estou procurando. Isso envolve ter uma categorização adequada e uma boa gestão de estoque para que eu encontre aquilo que procuro. Mas eu também espero pagar rápido, não quero enfrentar filas, gostaria de ter um bom estacionamento e outras conveniências. São os pequenos detalhes, quando bem trabalhados, que eliminam o atrito na jornada do cliente”, explicou Lobão.

A tecnologia auxilia, mas estruturar uma jornada de sucesso é tornar o seu negócio mais significativo e marcante para o consumidor. E mais do que uma tendência, a jornada do cliente está cada vez mais personalizada. E quanto mais personalização, melhor será a experiência.

Outro pilar que baseia a experiência de compra é pensar em elementos que podem gerar sensações únicas que conectem diretamente àquela loja. De acordo com o professor da HSM, é possível interferir no ambiente para provocar essas sensações, com uma música adequada, conforto térmico, iluminação, identidade visual, design e até uma assinatura olfativa que irão marcar aquela experiência.

“O terceiro pilar da experiência de compra é gerar inspiração. Temos que pensar em como provocar uma transformação naquele cliente. É preciso promover o propósito daquela marca. Engajar as pessoas e compartilhar ideias para que aquele consumidor aprenda algo e mude sua atitude. É estimular uma transformação nos hábitos de consumo e inspirar”, destacou o professor.

Novas tecnologias de perto

Além de conferir as inovações e as principais tendências do varejo para 2018, a comitiva da CNDL na NRF Big Show realizou algumas visitas guiadas à feira de tecnologia. O professor da HSM Educação Executiva, Luis Lobão conduziu o grupo que pode conhecer o que há de mais moderno produzido por grandes empresas. A comitiva conheceu os estandes de marcas como Samsung, HP, Wipro Technologies, International Business Machines (IBM), Mastercard e Intel.

O grupo conheceu tendências sobre inteligência artificial, tecnologias para o varejo e meios de pagamento. “Além das palestras que são um grande aprendizado, a feira apresenta o que há de mais moderno no mundo para o nosso setor”, destacou o presidente da CNDL, José César da Costa. Neste ano, além de temas importantes, como a omnicanal, a combinação de novas tecnologias traz como foco principal a preocupação de estar mais próximo ao cliente e proporcionar uma jornada de compra que torne a experiência dele significativa.

Mais que um produto, uma experiência

Durante a NRF Big Show os integrantes da comitiva da CNDL conheceram de perto alguns exemplos de como transformar o ato de compra em uma experiência relevante para o cliente.

Um dos exemplos de sucesso é o portal AirBnb.  Fundado em 2008, o portal destaca-se com o serviço de ofertas e reservas de acomodações ao redor do mundo. Além de atuarem no ramo de hospedagem, e sacudir as redes hoteleiras, o AirBnb agora oferece experiências nas cidades de destino. Com ele é possível fazer perfume na França, paella na Espanha ou aprender tango na Argentina, complementando assim as opções dos viajantes e proporcionando experiências diferenciadas.

Com foco no mercado de beleza, a marca de unha Juleep também é um exemplo de modelo inovador de negócios. A empresa desenvolveu um teste que personaliza os esmaltes e oferecem cores únicas. Além de garantir a entrega de uma caixa cheia de mimos na casa de suas clientes, a marca inovou ao pensar nas mulheres que pintam sua própria unha ao desenvolver um prolongador que auxilia nessa tarefa. Dessa forma, Juleep mostra que conhece bem a sua cliente, entende e ajuda a solucionar seus desafios.

Outro exemplo de como entender o ciclo de compras é fundamental. A empresa americana PillPack desenvolveu um serviço de entrega kits de medicamentos e auxilia na rotina de uso. É o fim da busca em farmácias e de esquecimentos. De forma personalizada, o serviço pesquisa os preços dos remédios, controla a dosagem, emite lembretes sobre a hora de tomá-los e ainda alertam quando as pílulas estão no fim. Um modelo aparentemente simples, mas que beneficia e fideliza seus clientes, oferecendo praticidade e maior controle para tomar os medicamentos de forma certeira.


FIRAE reúne líderes varejistas de todo o mundo

Antes de começar a programação oficial da NRF, foi realizada uma reunião do Fórum Internacional para Executivos de Associações Varejistas (FIRAE). Pela primeira vez a frente da comitiva da CNDL, o presidente José César da Costa foi recebido pelo presidente do Fórum, Massimo Volpe.

Durante o encontro, José César apresentou aos integrantes do Fórum o cenário da política brasileira em 2018 e ressaltou a necessidade de reformas estruturantes, como a da Previdência e Tributária, para o equilíbrio fiscal e orçamentário. A retomada do crescimento econômico também foi mencionada pelo presidente da CNDL, que destacou o fim da recessão depois de 11 trimestres e a melhoria nos índices de desemprego e confiança do setor produtivo brasileiro.

O Fórum reúne mais de 50 executivos de 31 entidades de todo mundo para discutir soluções e estratégias para alavancar o crescimento do varejo mundial. O encontro abriu espaço para que os executivos apresentem os temas mais relevantes discutidos em seus países atualmente. Seguem alguns destaques:

Austrália – As associações que representam o varejo australiano indicaram que a entrada de grandes redes multinacionais tem impactado consideravelmente seu mercado. Além disso, apontaram que a legislação trabalhista e tributária precisa ser modernizada para que haja estímulo aos empresários do setor. Um outro aspecto destacado foi a falta de mão-de-obra capacitada para atuar no varejo atual, no qual habilidades tecnológicas e um atendimento altamente especializado são fundamentais.

Canadá – Os empresários varejistas canadenses destacam a necessidade de uma regulamentação mais efetiva para as compras online internacionais, de forma a resguardar direitos e até mesmo a sobrevivência das empresas locais. A necessidade de incentivo governamental à adoção de novas tecnologias por parte das empresas varejistas também foi um aspecto ressaltado.

China – Ao contrário do que acontece em diversos países ocidentais, na China um aspecto destacado foi a migração de empresas virtuais para as lojas físicas, movimento que pressiona principalmente os micro e pequenos varejistas. Além disso, os empresários chineses estão adotando cada vez mais o conceito de auto-serviço em seus negócios, ocasionando discussões relevantes sobre empregabilidade e qualidade no atendimento.

Alemanha – Com o crescente número de transações comerciais realizadas pela internet os empresários varejistas alemães estão discutindo com o governo e a sociedade questões relevantes sobre a proteção de dados dos consumidores. Um outro aspecto que tem sido debatido é a necessidade de equalização de direitos e deveres entre empresas físicas e digitais, assim como entre empresas nacionais e internacionais.

Estados Unidos – As políticas de pagamentos e as taxas de transação para cartões de crédito/débito, são o foco das discussões das associações varejistas norte-americanas. Um outro destaque são as políticas internacionais de comércio e infraestrutura, sejam multilaterais ou binacionais, que estão na agenda do governo e impactam diretamente o varejo.

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Post 14 Piccinini

Em visita à sede da CDL Juiz de Fora, no último dia 29, o deputado estadual Coronel Piccinini (PSB) discutiu junto à Diretoria da instituição assuntos voltados à segurança pública e aos projetos para o desenvolvimento da região. Ele ainda ouviu as demandas da classe, ressaltando a notoriedade do trabalho do presidente da CDL Juiz de Fora, Marcos Casarin, e apontando as ações assertivas em prol do crescimento da economia local.

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Feliz Páscoa

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Por meio do ofício 005/2018 enviado à Câmara de Dirigentes Lojistas de Juiz de Fora, o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Coletivo Urbano, Intermunicipal, Interestadual, Fretamento e Turismo de Juiz de Fora (MG) – SINTTRO informa que no dia 09 de março, às 15h30, haverá uma passeata em prol das reivindicações salariais dos trabalhadores da categoria. Confira na íntegra o ofício do SINTTRO enviado à nossa entidade.

OFÍCIO SINTTRO 1

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CDL spc avisa site 04

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Juiz de Fora (CDL/JF) tem uma solução que visa a prevenção de fraudes com a utilização de documentos de terceiros, é o SPC Avisa.

O serviço possibilita o monitoramento do CPF ou do CNPJ durante 24 horas por dia. Ele é uma forma de se antecipar a fraudes que possam acontecer, caso os documentos perdidos ou furtados caiam nas mãos de pessoas com má fé.

As informações monitoradas são: alteração de dados cadastrais, alerta de documentos, crédito concedido, consultas realizadas ao seu documento por empresas, inclusão ou exclusão de registros no SPC, inclusão ou exclusão de registros na Serasa, Cheque Lojista, anotações de Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF), ações, protestos e participação em empresas.

Benefícios:

Para empresas

  • Informações atualizadas em tempo real sobre qualquer inclusão, alteração ou exclusão que o CNPJ possa sofrer;
  • Monitoração 24 horas por dia;
  • Prevenção e alerta sobre indícios de fraudes;
  • Agilidade e praticidade – O SPC Brasil detecta e notifica qualquer alteração em seu CNPJ;
  • Evita o constrangimento diante dos fornecedores, clientes e parceiros.

Para consumidores

  • O CPF é monitorado 24 horas por dia;
  • Qualquer inclusão, alteração ou exclusão no CPF o cliente é notificado;
  • Mais segurança e praticidade, o cliente pode optar por alertas no e-mail ou acrescentar o envio de SMS, conforme a escolha do plano.

Contrate seu plano na CDL.

Rua Halfeld, 414 - 3º andar

Posto de Atendimento no Santa Cruz Shopping, 1º piso

Telefone: (32) 3249-2800

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cdl registro inadimplentes

Associado, fique atento, entre 01 e 28 de fevereiro você estará isento da multa que determina o tempo limite para registro no sistema.

É muito importante que você faça o registro dos clientes inadimplentes o mais rápido possível. Isso facilitará o recebimento dos títulos e vai favorecer todo o comércio identificando os inadimplentes.

Informações:

(32) 3249-2800

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CDL Pós graduaçãoPUCMinas

A PUC Minas está com inscrições abertas para cursos de pós-graduação em Juiz de Fora. Os interessados devem se inscrever até 23 de fevereiro pelo https://www.pucminas.br/Pos-Graduacao/IEC/2018-01/. As inscrições para a pós-graduação, efetuadas até 19 de janeiro, não terão taxa de inscrição. Depois dessa data, o valor é de R$ 40. Na cidade, os cursos são realizados no Colégio Santa Catarina ( Av. dos Andradas, 1036, Morro da Glória), parceiro da Universidade.

Para o 1º semestre de 2018, a PUC Minas oferece, na cidade, os cursos de pós-graduação em: Ciências Penais; Controladoria Financeira; Direito Civil Aplicado; Direito Digital e Gestão da Inovação; Direito do Trabalho; Direito Processual; Direito Público; Engenharia e Gestão da Qualidade (M. Eng.); Engenharia de Estruturas; Gerenciamento de Projetos; Gestão de Pessoas; Gestão em Logística; MBA em Controladoria e Processos Decisórios; MBA em Comunicação e Marketing; MBA em Gestão da Qualidade Integrada ao Meio Ambiente; MBA em Gestão Estratégica de Negócios e MBA em Gestão Estratégica de Finanças.

Cursos PUC Minas

A PUC Minas oferece ainda cursos de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento, em unidades em Belo Horizonte e região metropolitana e no interior de Minas Gerais. Além das especializações tradicionais, são oferecidos programas Master nas áreas de Artes (MA), Administração (MBA) e Engenharia (M. Eng.).

Mais informações: (32) 2101 – 9855 e https://www.pucminas.br/Pos-Graduacao/IEC/2018-01/

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CDL volta aulas

 

Todo mês de janeiro é a mesma coisa: pais, muitas vezes acompanhados dos filhos que estão em férias, munidos de intermináveis listas de materiais escolares e uma boa dose de paciência (ou não) movimentam o centro da cidade. É, sem dúvida, a melhor época para as papelarias e livrarias.

Para atender aqueles que trabalham o dia todo, as empresas do setor adotaram um horário especial de funcionamento. De segunda a sexta-feira, de 8h30 às 20 horas e aos sábados, de 8h30 às 16 horas. O horário estendido vai até o dia 16 de fevereiro.

As malharias especializadas em uniformes escolares também sentem melhora nas vendas nessa época. De acordo com a empresária Flávia Lima, esse é o melhor período para a venda de uniformes. “O aumento já pode ser sentido, mas a tendência é que os números sejam ainda maiores. A expectativa é de que as vendas tenham um aumento de 10% em relação ao ano passado”.

O Serviço de Defesa do Consumidos (Sedecon), da Câmara Municipal de Juiz de Fora, preparou uma lista com os itens mais procurados nas papelarias. Lá o consumidor pode verificar os melhores preços e as dicas para a hora da compra. Confira: https://goo.gl/xu8doR

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