CDL participa da NRF 2020

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Inovar e utilizar as novas tecnologias para fidelizar clientes e oferecer uma boa experiência de compra é o destaque do primeiro dia de palestras da NRF 2020, que acontece em Nova Iorque.

O evento, que é a maior e mais importante feira do varejo mundial, reúne, durante três dias, mais de 40 mil participantes de 90 países, para 200 palestras com empresários das maiores empresas do planeta. A comitiva da CNDL, formada por lideranças varejistas, empresários e representantes do Sistema CNDL, pôde conhecer as novas tecnologias disponíveis para o setor varejista e trocar experiências com empresários de todo o mundo.

A palestra “Rompendo a tradição: Revolucione o setor acrescentando o e-commerce ao modelo de negócios”, levou insights de empresários que souberam romper com as normas do setor, desafiaram a tradição e inovaram nas vendas online.

Outro destaque do dia foi a palestra “Recriando experiências nas lojas Dunn-Edwards”, que mostrou como os varejistas estão usando as lojas para inspirar os consumidores com um engajamento mais interativo com a marca e, ao mesmo tempo, melhorar a rentabilidade de todas as suas operações.

A palestra “Varejo 2020: O ano de transformação para receitas recorrentes e LTV (Valor do Tempo de Vida) do cliente” falou sobre o desafio da retenção dos clientes para as marcas do varejo. Segundo o Gartner Group, até 2023, 75% das organizações que vendem direto aos consumidores oferecerão serviços de assinatura, mas somente 20% conseguirão aumentar a retenção de clientes.

Os participantes conheceram as melhores práticas dos especialistas para alcançar índices de retenção significativamente altos e medir corretamente o LTV do cliente, e apresentou exemplos de varejistas que estão transformando seus modelos de negócios de transacionais a centrados em relacionamentos.

Transformação digital centrada no fator humano em evidência no segundo dia da NRF 2020

Alavancar o potencial humano e criar valor para os clientes é um grande desafio para os varejistas de todo o mundo. Apesar da modernização do setor varejista girar em torno da perspicácia tecnológica, a força da emoção e da conexão entre as pessoas é muitas vezes negligenciada na busca do sucesso a longo prazo. Assim, a transformação digital com foco nas relações humanas foi destaque nas palestras do segundo dia da NRF 2020.

Para o presidente da CNDL, José César da Costa, a NRF mais uma vez cumpre o seu papel de levar aos participantes desenvolvimento, informação e troca de experiências entre empresários de todo o mundo. “Tivemos a oportunidade de acompanhar palestras muito produtivas de como a tecnologia está avançando em favor do varejo. Hoje ouvimos muito sobre a valorização das pessoas nesse processo”, afirmou Costa. “Essa missão tem sido uma oportunidade de trocarmos experiências e aprendermos mais para o desenvolvimento dos nossos negócios e consequentemente do nosso país”, completou.

Uma das palestras mais comentadas pela comitiva foi a “Cultivando o sentimento humanista no varejo moderno: Uma conversa com Kevin Johnson, Presidente e CEO da Starbucks”, que mostrou a missão da Starbucks de criar uma experiência para o cliente com base em nossa condição humana.

Outro destaque foi a palestra “Transforme seus colaboradores da linha de frente numa vantagem competitiva”, que falou sobre o empoderamento dos colaboradores da linha de frente dos negócios.

A palestra “Perspectivas de 2020: O varejo no cenário socioeconômico global” reuniu Paul Ryan, que já foi senador e presidente da câmara dos deputados dos EUA e Kara Swisher, co-fundadora e editora-chefe da Recode, para oferecerem insights sobre o impacto nos negócios das recentes decisões políticas e diplomáticas tomadas em Washington.

Último dia de palestras da NRF 2020 foca na personalização do varejo e nas novas experiências de compra

O último dia de palestras da NRF 2020 destacou a importância da personalização do varejo para fidelização dos clientes. A palestra “Servindo os clientes nos termos que eles querem: Uma conversa com Erik Nordstrom”, apresentou a experiência da Nordstrom, uma empresa de calçados com mias de 118 anos de tradição que se especializou em fornecer aos clientes um atendimento inigualável. A companhia incorporou sua excelência aos seus ativos físicos e digitais e aumentou sua capacidade de servir os clientes onde quer que estejam.

Já a palestra “A personalização promove o varejo alimentício digital”, realizada pela Precima, empresa de estratégia e análise do varejo, levou varejistas e consumidores para falarem sobre o comportamento e a personalização do shopping online.

Para o professor e especialista em estratégia empresarial, Luis Lobão, a NRF 2020 mostrou a importância de aliar a tecnologia ao trabalho humano.

“As palestras nos mostraram como a tecnologia pode potencializar o trabalho humano, a importância da humanização. A tecnologia permite que possamos liberar a nossa equipe de frente para atender melhor o cliente”, diz. “É fundamental focarmos nos colaboradores e engajá-los, fazer com que façam parte da proposta de valor da empresa para que o cliente tenha uma experiência de compra positiva”, destaca Lobão.

“O cliente continua sendo o principal personagem no contexto da compra e da venda. É nele que devemos manter o foco para termos uma fidelização e uma boa experiência de compra. De nada adianta investirmos em tecnologia e inovação sem uma completa conexão com o cliente”, afirma José César Costa, presidente da CNDL.

Fazendo um balanço da NRF 2020, Costa destaca a importância da troca de experiências e das inovações apresentadas pela feira.

“A NRF sempre surpreende, traz as mais importantes e recentes tecnologias e inovações. É um importante fórum de debate e troca de experiências, saímos daqui motivados a aplicar em nossos negócios e em nosso país todo esse conhecimento que recebemos”, disse o presidente da CNDL.

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