CDL/JF promove dia livre de impostos

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Consumidores de Juiz de Fora poderão adquirir produtos com imposto zero, no dia 30

Você trabalha mais de 150 dias por ano somente para pagar imposto. Ele está em tudo o que você compra. Mas, sabe quanto paga? De medicamentos à roupas, de alimentos à utilidades domésticas. Ele está lá! Em diferentes percentuais, sempre presente. Nesse quesito, aliás, o Brasil é um dos primeiros do mundo, com uma das tributações mais altas. Com base nisso, a CDL/JF decidiu se juntar a um movimento que acontece nas principais cidades do país e promover o “Dia da Liberdade de Impostos”, em parceria com lojas do Independência Shopping, no dia 30 de maio.

Neste dia, o consumidor vai poder adquirir produtos nas lojas que aderirem à campanha pelo seu real valor, sem impostos. Esta será uma maneira de mostrar à população e ao setor varejista o quanto as taxas são abusivas, correspondendo à grande parte do preço final, e sobre como isso interfere no poder de compra da população. “Este dia é para conscientizar as pessoas – consumidores e empresários –, sobre o quanto essa taxação afeta o crescimento da nossa economia. Produtos muito caros deixam de ser comprados. Varejo que vende menos deixa de contratar, gera desemprego. Pessoas desempregadas compram menos ou não compram. É um ciclo que se repete”, explica o presidente da CDL/JF, Marcos Casarim.

O “Dia da Liberdade de Impostos” foi criado pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem em 2003 e acontece nas principais cidades do país. O intuito não é a sonegação, pois neste dia o empresário arca com os custos da taxação, para não ser repassado aos consumidores.

Parceria beneficia lojistas e consumidores 

Como um dos setores que mais sentem com juros altos e PIB em baixa é o comércio, que sofre com a redução do poder de compra das pessoas, a CDL/JF e o Independência Shopping se uniram para espantar os efeitos de uma recessão econômica. Uma palestra exclusiva para os lojistas do Independência Shopping apresentou, no dia 30 de abril, técnicas criativas para reduzir custos e atrair clientes em um momento sensível como este.

Tarcísio Fagundes, analista técnico do Sebrae/MG, mostrou aos empresários as novidades e ferramentas sobre “Administração Competitiva”. Os participantes tiveram a percepção do momento econômico pelo qual o país está passando e a necessidade de ações constantes para que eles permaneçam no mercado.

“Não adianta apenas colocarmos a culpa no governo. Cada um precisa entender mais do seu negócio, e também valorizar o associativismo, seja no shopping, onde temos um grupo de lojas com o mesmo interesse que é trazer o cliente para cá, seja através de instituições  da classe empresarial como a CDL, que criam ações coletivas, que fazem o desenvolvimento acontecer tomando a frente deste movimento”, afirma Tarcísio.

Cliente precisa ser conquistado

 Os clientes não compram apenas por terem o recurso disponível, mas pela sedução, pelo bom atendimento e por encontrar produtos e serviços que atendam bem ao que ele está procurando. “Isso é um processo que deve ser diariamente refletido. Ações têm que ser criadas para que ele aconteça. Não adianta o gestor ficar apenas observando, ele precisa entender e agir”, diz o analista do Sebrae.

Tarcísio também falou sobre mudança, que é uma constante no mercado. “Precisamos estar atentos à alteração de cultura da sociedade, comportamento dos clientes e até da própria mão-de-obra, que entra hoje no mercado com nova cultura e novos valores. Os empresários precisam se adaptar e se localizar neste novo mercado que se modifica constantemente e em alta velocidade”, conclui.

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