CDL Juiz de Fora participa da maior conferência mundial do varejo

Sempre atenta a todas as novidades do setor varejista, a CDL Juiz de Fora participou, juntamente com a CNDL, da maior conferência e exposição de varejo do mundo, a National Retail Federation Retail’s Big Show (NRF 2019), em New York, onde foram anunciadas  as maiores tendências para o segmento. O evento, realizado há mais de 100 anos, é a mais tradicional e esperada feira de varejo do mundo. Mais de 38.000 participantes, incluindo cerca de 10.000 internacionais, se reuniram para discutir as novidades em tecnologia, estratégia, liderança, economia e muitos outros tópicos. 

A transformação do setor foi o foco deste ano, e a tecnologia foi uma grande atração tanto no palco quanto na exposição.  Assim, conceitos como inteligência artificial, robótica, automação, reconhecimento facial e loja digital foram temas populares. Grandes redes como Walmart e o eBay falaram em investir em logística para obter uma vantagem competitiva no mercado.

O presidente da CNDL, José César da Costa, fez um balanço positivo da participação da entidade no evento. “É fundamental que os líderes do nosso setor acompanhem as transformações econômicas, sociais e tecnológicas que vêm acontecendo no mundo, em especial nos Estados Unidos e na China. O Brasil tem potencial de estar entre os grandes players do setor varejista e precisamos estar antenados ao contexto mundial. A NRF é essencial para essa conexão”, acredita.

Novas tendências impactam as relações de consumo

Mercados on-line também estão ganhando força, e muitas marcas estão entrando no jogo. E os executivos de varejo enfatizaram o foco nos funcionários humanos e a necessidade de desenvolvimento de talentos no setor. Nos três dias, com cerca de 300 palestrantes e mais de 500 estandes abertos para visitação, os visitantes puderam fazer diversas reflexões. Confira algumas delas:

  1. Adesão aos conceitos do omnichannel

O objetivo de diversas companhias ao redor do mundo tem sido se tornar verdadeiramente omnichannel. Entre as ações que foram implementadas está o aprimoramento da experiência do cliente e a possibilidade de navegar naturalmente entre os universos físico e digital.

  1. Jornada do consumidor

Além de tecnologia, há um desafio muito grande de mapear a jornada do consumidor, desde o momento em que ele começa a pensar nas suas marcas preferidas, até todo o processo que termina na entrega ou conclusão da venda. Para o varejo moderno, que deseja se manter vivo independentemente de qualquer avanço do universo digital, vender bem deve ser uma consequência de um trabalho bem feito e não um objetivo solitário. Afinal, a experiência de compras vai desde o desenvolvimento de produtos a um simples “bom dia” ao seu cliente. As pessoas querem se conectar, querem ser surpreendidas, querem experiência e se emocionar.

  1. Necessidade de informação

Para criar um novo varejo é preciso ser obsessivo pelos clientes e por dados. É por meio de informações bem colhidas e apuradas que se alcança a personalização do consumidor e cria-se um varejo mais inteligente. Durante a NRF, a expressão “deep retail” foi usada com frequência. O termo significa um varejo que mergulha fundo nos dados, tanto do sortimento quanto dos consumidores.

  1. Desafios da geração millenial

Um estudo divulgado durante a NRF 2019 pela Toshiba Global Commerce Solutions foi que os millennials costumam compartilhar suas percepções com outras gerações, principalmente com os mais velhos e, independentemente da geração, todos buscam se engajar com o universo digital para complementar a experiência de compra.  Aliás, engana-se quem pensa que o digital é o único foco dessa geração. Em busca de uma experiência de compra personalizada, os millennials mesclam os universos offline e digital com naturalidade, pois não enxergam diferenças entre os canais. Outro ponto importante é que o consumidor dessa geração precisa ter confiança na marca para criar conexão e tornar-se leal.

Fonte: CDL, CNDL e Guia da Farmácia

  • Created on .
  • Last updated on .
rodape social instagram    rodape social facebook    rodape social linkedin

Baixe nosso aplicativo
CDL Descontos

rodape aplicativo android    rodape aplicativo apple

Rua Halfeld, 414 , 3º andar Centro - Juiz de Fora - MG
CEP: 36010-900

rodape phone (32) 3249-2800