Seus documentos sumiram? Saiba o que fazer em caso de perda ou roubo.

Perder os documentos é uma situação que ninguém gostaria de passar. Se você já perdeu sua carteira, seja por descuido, extravio ou até mesmo por ser vítima de roubo ou furto, sabe a frustração e a série de problemas que isso traz, além do prejuízo financeiro.

A maior de todas as dores de cabeça é, sem dúvidas, o risco de fraude em seu nome. Com seu CPF e RG, além de outros dados que podem ser facilmente fabricados, pessoas mal-intencionadas podem fazer empréstimos em seu nome, compras online com cartões, e outras fraudes.

1. REGISTRO DE BOLETIM DE OCORRÊNCIA

O primeiro passo que você deve fazer no caso de perda, furto, roubo ou extravio de documentos pessoais (RG, CPF, Título de Eleitor, Passaporte, etc), talão de cheques ou cartões de banco é se dirigir a Delegacia de Polícia mais próxima e registrar a ocorrência imediatamente.

Em Juiz de Fora, você pode fazer isso pela internet, através da Delegacia Virtual. No site você pode registrar casos em que envolvam perda ou extravio de documentos e objetos pessoais, como: CPF, RG, carteira de trabalho, título de eleitor, cartões de crédito, cheques, relógio, celular, equipamentos eletrônicos e outros.

2. COMUNICAR OS ÓRGÃOS DE PROTEÇÃO AO CRÉDITO

Feito o B.O., é importante comunicar os órgãos de proteção ao crédito do ocorrido. Para isso, a CDL Juiz de Fora possui o SPC Alerta. Uma vez cadastrado o alerta no sistema de crédito, caso alguém tente realizar uma operação (compra, abertura de contas, financiamentos, empréstimo) o comerciante que fez a pesquisa pelo nome será informado do bloqueio e de que está diante de fraude.

O procedimento para comunicação de bloqueio de documentos ou cartões é muito simples: basta ir até a CDL com o Boletim de Ocorrência registrado por você.

Empresas podem usar o SPC Alerta para se protegerem


Para ficar mais protegido, você pode monitorar o seu CPF em tempo real. Com o “SPC Avisa”, você encontra a solução para garantir a segurança do seu maior bem: o seu nome.

Essa ferramenta é importante na prevenção de fraudes e constrangimentos. Ao contratá-la, você receberá informações sempre que seu nome for incluído, excluído ou alterado no banco de dados do SPC Brasil. 

3. SOLICITAR A 2ª VIA DOS DOCUMENTOS PESSOAIS

Após adotados os procedimentos acima, você deverá solicitar nova via do documento pessoal – é a chamada segunda via.

O local onde deve ser solicitada a 2ª via do documento varia de documento para documento.

Seguindo esse passo-a-passo você não tem com o que se preocupar! Acompanhe nosso blog para mais dicas de segurança financeira!
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