Regularização Tributária

CDL promove palestra sobre Refis para os associados e contadores

Aderir à oportunidade de renegociação das dívidas fiscais, com redução das multas e juros, no momento de forte de recessão econômica, é providencial para o segmento empresarial. Pensando nisso, a CDL/JF promoveu dois dias de palestras para empreendedores e contadores com os advogados Thiago Salgado e Pablo Gomes, do escritório Melo Campos, de Belo Horizonte.

Durante o evento, foram apresentados os dois programas oferecidos pelo Governo: o Pert – Programa Especial de Regularização Tributária – no âmbito federal, que tem prazo de adesão até o dia 31 de agosto, e o programa estadual – PRCT. Para os advogados, a oportunidade é providencial tanto para os contribuintes, que podem quitar seus débitos com descontos e parcelamentos vantajosos, como para o Estado que tem a oportunidade de recolher tributos atrasados. “A dívida ativa da União é de R$ 40 bilhões. Há setores produtivos que mais de 50% estão com problemas fiscais” revela o advogado.

Segundo Thiago Salgado, o objetivo do evento é justamente mostrar as possibilidades para o segmento produtivo. “É muita informação. A regulamentação é diferente do texto da lei, o que deixa os gestores sem a correta compreensão dos programas. Por isso, estamos aqui. Não só para apresentar, como discutir as possibilidades e tirar as dúvidas dos empreendedores e contadores.” Para se ter ideia, “desde 2014 e 2015, os empresários esperam avidamente por uma oportunidade de regularizar os tributos pois, nesta situação, eles ficam sem CND (Certidão Negativa de Débito), o que compromete obtenção de financiamentos, empréstimos e participação em concorrência pública. E o Governo também tem sentido na pele essa dificuldade, pois caiu a arrecadação. Esta é uma excelente oportunidade, tanto para as empresas como para o mercado”.

O diretor comercial da CDL/JF, Sebastião Lucas de Miranda, avalia o evento como providencial e certeiro para os empreendedores. “O nosso objetivo é passar para os associados as informações no que se refere à Legislação. Hoje essa regularização impacta o negócio, por isso, é extremamente importante que os empresários e seus contadores obtenham esclarecimentos acerca do tema. Fazer uma renegociação com condições de saldar a dívida e ainda parcelada com bons descontos melhorará o fluxo de caixa da empresa”, analisa.

A mesma opinião tem a gestora Fernanda Viana, da Motoplus, que participou da palestra. “Para mim, um evento como esse é fundamental para que tenhamos esclarecimentos sobre os fatos, se o Refis vai melhorar a nossa situação e se realmente vale a pena a adesão”, completa.

04