Mais segurança nas transações

SPC Brasil chega ao mercado com Score de Crédito

score de credito

Resultado de uma avançada tecnologia de modelagem de dados, o Score de Crédito chega ao mercado como uma ferramenta providencial de segurança nas transações comerciais. Ela se baseia em informações públicas, além de informações de banco de dados das instituições de proteção ao crédito e dos arquivos das empresas concedentes de crédito, considerando informações objetivas a respeito da probabilidade de inadimplência de consumidores com perfis semelhantes ao perfil do consumidor consultado. Dinâmico, o Score do SPC Brasil é apurado pontualmente, no momento em que o cliente realiza a consulta, considerando informações disponíveis na base de dados e do cliente solicitante.

A ferramenta calcula a classificação de risco de crédito. Para isso, são consideradas informações cadastrais e de inadimplemento (como protestos, cheques sem fundos, ação de execução e dívidas com as instituições financeiras e o varejo) do cadastrado.

E como melhorar a pontuação no Score?

A negativação e a atualização cadastral influenciam o resultado do Score. Portanto, considere fazer a regularização de suas dívidas atrasadas, caso possua, e atualize seus dados em alguma Entidade coligada ao SPC Brasil.

Consulte a mais próxima no link: https://www.spcbrasil.org.br/consumidor/postos-atendimento

Com a entrada em vigor da Lei do Cadastro Positivo, o consumidor também pode fazer parte de uma lista com dados positivos a seu respeito, como compromissos assumidos e dívidas adimplidas, informações que deixam seu histórico de crédito mais completo e sólido, o que também pode melhorar o seu Score.

Faça a sua adesão ao Cadastro Positivo pela internet, acesse: https://www.spcbrasil.org.br/cadastropositivo/cadastre-se-aqui/online

Importante! A melhora do Score não significa a obtenção do crédito, já que essa decisão é sempre da empresa que vai concedê-lo. O SPC Brasil não interfere nessa decisão porque cada empresa tem os seus próprios métodos e políticas para fazer negócios.

Destacamos que o Superior Tribunal de Justiça reconheceu que o Score não é uma base de dados, mas sim “uma metodologia de cálculo de risco de crédito, utilizando-se de modelos estatísticos e dos dados existentes no mercado (...)”. Trata-se de uma prática lícita (STJ, Recurso Especial nº 1.419.697 – RS, 2ª Seção, 3ª Turma, Relator Ministro Paulo de Tarso Sanseverino, DJe 17/11 /2014).